segunda-feira, 15 de junho de 2015

Me Chamam Artemio Fúria - Florencia Bonelli


Buenos Aires 1810. Artemio Fúria não é um homem comum. É um gaúcho cujo nome se pronuncia com respeito e temor em todas as esferas da sociedade. Entre 1806 e 1807, seus centauros e ele serviram nos exércitos do Juan José de Pueyrredón para expulsar os ingleses. Sua influência entre os patrícios é decisiva. Diz-se que, com um estalo de seus dedos, pode revoltar a toda a campanha. Quando começa a gerar a Revolução de maio de 1810, a facção patriótica, a que deseja a independência do Rio da Prata, convoca-o para lutar pela liberdade. Contar com as hostes do gaúcho Fúria pode significar a vitória.


Prólogo

Memórias de uma infância roubada

  A dezessete léguas ao sudeste da cidade de Córdoba, nas cercanias do rio Ctalamochita, 6 de junho de 1790.
  O padre Ciríaco Aparicio se agachou junto aos três corpos. Um homem, uma mulher e um menino. Os três mortos a julgar pelos semblantes de lábios azulados e a expressão inerte de suas feições. Girou apenas a cabeça para a propriedade em ruínas, cujas paredes despediam fumaça. Calculou que os corpos se achavam a umas dez varas, e se perguntou como teriam terminado ali.
  De novo centrou o olhar nos cadáveres. Não eram nativos; deduziu-o pela cor de seus cabelos, de um vermelho muito peculiar o da mulher e de um loiro quase esbranquiçado o do homem e o do menino. "Com certeza", refletiu, "são saxões".
  Superada a primeira impressão, notou que, em realidade, ao menino quase não lhe via o rosto dado sua posição, abraçado ao peito do homem, a cabeça meio-fio sob seu queixo e as pernas recolhidas. Moveu-o com delicadeza. Tinha a face esquerda manchada com sangue seco, e lhe bastaram poucos segundos para descobrir que o sangue não pertencia à criatura, mas sim provinha do pescoço do homem, de um corte profundo na garganta.
  —Degolaram-no-murmurou ainda incrédulo.
  O menino não apresentava feridas visíveis. A mulher, sim. Tinham-na esfaqueado no ventre. "Deve ter sido uma formosa mulher", pensou, e estirou a mão para acariciar a exuberância de seu cabelo, de uma tonalidade que ele nunca tinha visto, acobreada com brilhos de ouro.
  —Foram os índios-decidiu, e agitou a cabeça em sinal de desalento.
  Ele os conhecia bem, sabia de seus atentados e ataques. De vez enquanto roubavam o gado e incendiavam as estadias. Embora um pensamento o levasse a duvidar: jamais teriam assassinado a uma mulher tão formosa; a teriam levado para concubinato. Os pampas, os ranculches em particular, enlouqueciam a vista da carne branca das huincas, como chamavam as cristãs. Essa mulher teria despertado a concupiscência do cacique ao mando do ataque.
  Submerso em dúvidas e em pesar, o padre Ciríaco se incorporou com as pernas doloridas e voltou a estudar a paragem, de árvores baixas e pastos ressecados devido à estação do ano. A cinqüenta ou sessenta jardas da casa em ruínas, em direção ao rio, havia um curral de madeira vazio, com a porteira aberta. Roubaram os animais; vacas, possivelmente, ou cavalos; mulas, talvez; essa região da intendência de Córdoba do Tucumán, cujas adjacências ao rio ofereciam pastos ideais para a invernada destes animais, provia às minas de ouro e prata do Peru e de Potosí de sua principal besta de carga. Uma mula mansa custava mais que um cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temos lido e assistido vários blogs se fechando, por isso, retiramos os links de download, então caso queiram qualquer um dos livros postados, por favor comentar que teremos o prazer de enviar. Assim evitamos de perder o Blog.